Avaliações Comportamentais

ilustracao-etapa-1
O que é a avaliação comportamental?

O local onde a pessoa foi criada, a cultura na qual ela está inserida e a sua personalidade fazem como que cada ser humano seja único. Entender o outro, respeitar as diferenças entre cada indivíduo é fundamental para que se tenha um ambiente saudável e agradável para desenvolver as atividades diárias.

A avaliação comportamental é a metodologia que permite decifrar e decodificar os comportamentos que as pessoas possuem sob estímulos de acordo com suas características.

Como utilizar a avaliação comportamental?

No recrutamento e seleção

Durante o processo de recrutamento e seleção existem diversas etapas, onde buscamos avaliar o conhecimento do candidato, porém isso nem sempre determina a escolha do candidato.

Por exemplo, se você possui uma vaga de TI, onde é indispensável ter domínio de um determinado software, é comum solicitar determinados certificados ou solicitar uma prova prática.

Por mais que um candidato tenha um desempenho maior que os outros durante a avaliação de seus conhecimentos técnicos, isso não faz com que ele seja a pessoa correta para preencher a vaga. É necessário que, além dos conhecimentos técnicos desejados, ele tem um perfil comportamental condizente com a cultura da empresa e com equipe onde ele irá atuar.

A análise comportamental vai te auxiliar neste momento. Pode ser que a pessoa que alcançou um melhor desempenho técnico não consiga se adaptar, por exemplo, à necessidade de comunicar diariamente com os clientes e os funcionários.

Lembrete: pesquisas mostram que a cada 10 profissionais contratados, 9 são demitidos por conta do comportamento.

 

ilustracao-etapa-1
ilustracao-etapa-1

Na diminuição de turnover

O alto índice de evasão ou um aumento da rotatividade é sempre uma preocupação para a empresa, e deve ser trabalhado pelo RH de forma ativa, visando a sua redução.

Assim, é preciso ter uma estratégia capaz de atrair e reter os talentos, de desenvolvê-los e alocá-los corretamente, de maneira a construir uma equipe forte e que esteja pronta para enfrentar novos desafios.

Mas por que isso não acontece? Pode ser que você não esteja considerando as aptidões naturais dos colaboradores antes de designá-los para determinadas funções. Por exemplo, prover a líder uma pessoa que não possui os comportamentos necessários ou que precisa ter suas habilidades desenvolvidas antes de assumir o cargo.

Pensando nisso, fazer uma avaliação comportamental dos seus colaboradores faz toda a diferença. Você irá descobrir quem são as pessoas que estão mais confortáveis com as suas funções, quem precisa de um treinamento ou ser alocado em outro setor.

Lembrete: Quando as pessoas estão mais confortáveis com as suas atividades, tendem a ser mais fiéis e a vestir a camisa da empresa.

Na produtividade

Se você perguntar para a maioria dos profissionais de RH, eles provavelmente irão confirmar que um de seus maiores desafios é compreender os funcionários e qual a melhor maneira de motivá-los, não é apenas uma questão de ter um diferencial, e sim uma questão de sobrevivência.

Nos dias atuais, percebemos que os profissionais desmotivados não cumprem se quer o mínimo da produtividade que é esperada.

E é nesse contexto que a análise comportamental se encaixa. Quando se faz uso dessa metodologia, a empresa obtém um diagnóstico com uma maior agilidade e objetividade. Assim, o gestor não dependerá apenas da sua intuição para compreender os membros da sua equipe.

Lembrete: Motivação é fundamental para a produtividade. Mas não se esqueça que envolve diversos fatores, não só a questão financeira.

ilustracao-etapa-1

Profiler Profissional

O Profiler é um teste comportamental exclusivo da Sólides, parceira da aBeelity, baseado no teste Disc e mais sete metodologias de perfis comportamentais. Validado por USP, UFMG, e FINEP, em apenas 5 minutos o Profiler fornece mais de 50 informações sobre a pessoa entre elas competências, energia e pressão para o trabalho, fatores motivacionais e de afastamento, estilo de liderança ideal e histórico individual.

Vamos conversar!

Fale com um Especialista 

Profiler Educacional

Entenda o Profiler

O Profiler Educacional é uma ferramenta tecnológica

que oferece informações importantíssimas sobre as habilidades socioemocionais do aluno. Através das informações extraídas, a escola terá subsídios para saber qual o estilo de aprendizagem do aluno, podendo assim, promover um ensino mais personalizado e de melhor qualidade.

Os Perfis Comportamentais

Executores

São autoconfiantes, enérgicos, destemidos e dominantes. Gostam de desafios e são muito ativos.
Os executores são ativos, otimistas e dinâmicos. Líderes natos, não têm medo de assumir riscos. São trabalhadores e demonstram determinação e perseverança.

Analistas

São detalhistas, metódicos, racionais, introvertidos e organizados.
Os executores são preocupados e rígidos, porém calmos.
Geralmente são mais calados e retraídos.
Agilidade, inteligência e intelectualidade são características que predominam na sua personalidade.

Comunicadores

São persuasivos, entusiasmados, otimistas e aprendem com facilidade.
Os comunicadores são amigos e atuam melhor em equipe. São falantes, ativos e não apreciam a monotonia. Adaptam-se facilmente e admiram sua projeção pessoal.

Planejadores

São estáveis, pacientes, calmos, consistentes e conservadores.
Os planejadores são pessoas tranquilas, prudentes e autocontroladas. Gostam de rotina e atuam em conformidade com normas e regras estabelecidas, por isso sentem-se bem quando estão com pessoas ativas e dinâmicas.

O Relatório

Em menos de 7 minutos, entrega mais de 50 informações