Blog

Aqui você encontra:

Entenda como medir o clima organizacional de uma empresa [Exemplos]

Tempo de Leitura:
5 MINUTOS

Se você é um líder ou gestor de uma empresa e as taxas de turnover (índice de rotatividade) estão se tornando cada vez mais acentuadas, talvez esteja mais do que na hora de entender como medir o clima organizacional para resolver esse problema.

Afinal, o sucesso de qualquer empresa, independentemente do seu nicho de mercado, tem um pilar fundamental: seus colaboradores. 

Através da pesquisa de clima, é possível identificar pontos fortes e fracos, entender as percepções dos colaboradores e, a partir disso, implementar um plano de ação para melhorar fatores como engajamento, satisfação e a retenção de talentos.

No artigo de hoje, você confere um guia prático e direto sobre o que é e como medir o clima organizacional, a importância dessa ferramenta e os passos para aplicá-la com sucesso.

Acompanhe a leitura!


O que é o clima organizacional de uma empresa?

O clima organizacional de uma empresa é a sensação geral que os colaboradores compartilham sobre o ambiente de trabalho. Essa percepção se forma pelas atitudes, políticas e decisões da empresa, e afeta diretamente a satisfação e o desempenho no trabalho.

Qual a importância de medir o clima organizacional?

O clima organizacional é um dado importante para que o RH e a gestão consigam avaliar a eficácia de suas iniciativas em engajar, reter talentos e impulsionar o desempenho, entre outros outros aspectos relevantes.

Entretanto, de acordo com um levantamento que utilizou dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o Brasil é o país com o maior índice de turnover do mundo

Entre as principais causas do problema, a baixa qualidade do clima organizacional se destaca, seguidas da falta de alinhamento de expectativas, falta de reconhecimento, e falta de definição de um plano de carreira.

Esses dados revelam, entre outras coisas, que a cultura corporativa brasileira ainda precisa amadurecer e encontrar meios de melhorar o clima organizacional. Mas, para isso, é preciso saber como mensurar clima organizacional – o que vemos a seguir. 

Afinal, como medir o clima organizacional?

Para mensurar o clima, é necessário realizar uma pesquisa de clima organizacional, através de questionários, para colher as percepções e sentimentos dos colaboradores sobre o ambiente de trabalho. 

Nos próximos tópicos, vamos entender as etapas desse processo.

1. Faça um planejamento e preparação

Antes de começar a pesquisa de clima, planeje bem. Defina os objetivos, as perguntas-chave e o público-alvo. 

Prepare também como será o processo e escolha a melhor época para não interferir em outros eventos da empresa. Essa organização é a base para o sucesso da pesquisa.

2. Comece a coleta de dados

Com o planejamento em mãos, é hora de partir para a prática, com a coleta de dados. Utilize questionários ou até mesmo entrevistas para entender como os colaboradores veem a empresa. 

Encoraje a participação e garanta total anonimato e confidencialidade para ter certeza que as respostas sejam honestas e realmente úteis.

3. Analise os dados

ilustração de homem tocando dados no computador

Após coletar os dados, o time de RH realiza uma análise criteriosa, em busca de padrões e tendências nas respostas que apontem para pontos específicos e áreas a melhorar no ambiente de trabalho. 

A junção dos dados e os insights das análises se transformam nas informações que serão utilizadas mais tarde para estabelecer os planos de ação e os indicadores de clima.

💡Leia também: Engenharia de cargos: o que é e como a IA pode ajudar o seu RH!

4. Comunique os resultados

Embora alguns líderes costumem “torcer o nariz” para essa etapa, é essencial compartilhar os resultados da pesquisa.

Mas considere que há resultados de interesse apenas de gestores e outros de áreas específicas, e ainda aqueles que interessam a todos os colaboradores. 

Considere também que a divulgação demonstra honestidade em reconhecer o que não vai bem, acolhimento aos sentimentos e percepções dos colaboradores, e ainda deixa claro o comprometimento com a melhoria. 

5. Desenvolva planos de ação

Com os resultados em mãos, crie planos de ação específicos para abordar as questões levantadas. 

Priorize as mudanças que terão o maior impacto positivo no clima organizacional e estabeleça metas claras, com prazos e responsáveis pelos processos de implementação.

6. Use a tecnologia a seu favor

Aproveite os recursos da tecnologia e as ferramentas para medir o clima organizacional disponíveis para tornar toda a pesquisa e as etapas subsequentes mais eficientes, ou seja, mais rápidas e com custo reduzido. 

No mercado já existem softwares e sistemas especializados para a pesquisa, análise de dados que facilitam a obtenção de insights, a distribuição de informações e o acompanhamento das ações implementadas.

💡Leia também: Mapeamento de perfil comportamental: conceito, testes e como aplicar

O que perguntar em pesquisa de clima organizacional? 

Uma pesquisa de clima organizacional deve ter perguntas relacionadas, principalmente, à comunicação interna, ao ambiente de trabalho, à política de benefícios e à qualidade de vida dos colaboradores

Para ajudar na definição da sua pesquisa, confira uma lista com 15 perguntas para medir o clima organizacional

  1. Você se sente valorizado em seu papel na empresa?

  2. Como você classificaria a comunicação dentro da organização?

  3. Você tem clareza sobre as expectativas de seu desempenho e objetivos de trabalho?

  4. Como você avalia as oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional oferecidas pela empresa?

  5. Você se sente motivado e engajado no seu trabalho diário?

  6. Que nível de suporte você recebe de sua liderança e colegas?

  7. Como você descreveria o relacionamento entre os colegas de trabalho?

  8. Você considera seu ambiente de trabalho como sendo inclusivo e respeitoso?

  9. Quão bem a empresa reconhece e recompensa o bom desempenho?

  10. Você tem os recursos e ferramentas adequadas para realizar seu trabalho eficientemente?

  11. Como você vê o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal promovido pela empresa?

  12. Você sente que pode expressar suas opiniões e ideias livremente?

  13. O que mais gosta e o que menos gosta no ambiente de trabalho atual?

  14. Você recomendaria a empresa como um bom lugar para trabalhar?

  15. Existe algo que a empresa poderia fazer para melhorar seu clima organizacional?

O que é um indicador de clima organizacional?

Um indicador de clima organizacional é uma métrica que reflete a saúde do ambiente de trabalho, ajudando a medir aspectos como satisfação, engajamento e bem-estar dos colaboradores dentro de uma organização.

Como a aBeelity ajuda as empresas?

Ilustração de computador e dados

A aBeelity entende que compreender e gerenciar o comportamento dos colaboradores é fundamental para criar uma cultura empresarial mais saudável, promover a produtividade e alcançar os objetivos estabelecidos.

Também acredita no potencial da tecnologia para agilizar processos e potencializar as relações humanas no trabalho. 

Por isso, desenvolveu uma solução que combina tecnologia IA e personalização para análises avançadas e acompanhamento automatizado do comportamento. 

Acesse o site da aBeelity e saiba como a nossa tecnologia pode ajudar a melhorar o clima organizacional da sua empresa! 

Conclusão

Em suma, saber como medir o clima organizacional é importante para o sucesso de qualquer empresa, especialmente no cenário brasileiro em que o turnover é um sério problema. 

Compreendendo as percepções e sentimentos dos colaboradores, a organização pode identificar áreas de excelência e oportunidades de melhoria, e construir um ambiente de trabalho mais positivo e produtivo.

Esse artigo foi útil? Compartilhe com sua equipe! Visite o blog da aBeelity e confira outros conteúdos relacionados! 

Compartilhar:

Entre em contato com nosso time.

Para entrar em contato preencha o formulário abaixo ou através do nosso telefone e email.

Rolar para cima